Série | Deus, Meu Coração e as Roupas #2ª Parte

Por C. J. Mahaney / Fonte: www.tempodecolheita.com.br

O comportamento da mulher modesta

Qualquer discussão bíblica sobre a modéstia se inicia endereçada ao coração e não ao comprimento da saia. Devemos começar com a atitude da mulher modesta.

Essa ênfase no coração é o destaque de 1 Timóteo 2.9. Note a frase “com modéstia e sobriedade”. Todo traje decoroso resulta de um coração piedoso, onde a modéstia e a sobriedade têm origem. A maneira de nos vestirmos é uma declaração pública da nossa motivação pessoal e privada. E porque professamos santidade, devemos nos preocupar em cultivar essas virtudes gêmeas—a modéstia e a sobriedade.

Modéstia significa decoro. Significa evitar roupas e adornos extravagantes ou sexualmente atrativos. Modéstia é a humildade expressa na maneira das pessoas se vestirem; é o desejo de servir aos outros, principalmente aos homens, não promovendo ou provocando a sensualidade.

Imodéstia, então, é muito mais do que usar uma saia curta ou uma blusa decotada; é o ato de atrair atenção indevida para si mesmo. É o orgulho demonstrado pela maneira como as pessoas se vestem.

Sobriedade é, em uma só palavra, moderação. Moderação com o propósito de pureza; moderação com o propósito de exaltar a Deus e não a nós mesmos. Juntas, a modéstia e a sobriedade deveriam ser a marca do vestuário das mulheres piedosas.

Nos tempos de Paulo e Timóteo, a modéstia e a sobriedade eram desconhecidas por muitas mulheres que andavam no mercado da cidade, assim como eram para Jenni e são para a maioria das mulheres nos shopping centers de hoje. E esses conceitos com certeza são desconhecidos pelos estilistas de moda, cujo objetivo na criação de roupas é a provocação sexual.

Mas, para as mulheres piedosas, a modéstia e a sobriedade devem estar distintivamente presentes no coração. A pergunta é: essas qualidades estão distintivamente presentes no seu coração?

Tal comportamento fará a diferença no vestuário de uma mulher, como o pastor John MacArthur observou:

Como uma mulher discerne o limite entre se vestir apropriadamente e para ser o centro das atenções?
A resposta começa na intenção do coração. A mulher deve examinar os motivos e objetivos da maneira como se veste. A sua intenção é mostrar a graça e a beleza da feminilidade?…

É revelar um coração humilde, desejoso de adorar a Deus? Ou é chamar atenção para si mesma e ostentar sua… beleza? Ou pior, tentar atrair homens sexualmente? A mulher que se concentra em adorar a Deus considerará cuidadosamente a maneira de se vestir, porque o seu coração controlará o seu vestuário e a sua aparência.3

Qualquer debate sobre a modéstia “começa na intenção do coração”. Então, pare e pense: qual é a intenção do seu coração quando compra roupas? Um coração humilde e desejoso de servir controla o seu vestuário e a sua aparência? Quando você compra roupas, a modéstia e a sobriedade predominam? Ou a sua maneira de se vestir é motivada pelo desejo de chamar atenção e obter aprovação das outras pessoas? O seu estilo reflete falta de sobriedade?

Há uma forte ligação entre o seu coração e as suas roupas. Suas roupas dizem algo sobre o seu comportamento. Se elas não expressarem um coração humilde, desejoso de agradar a Deus, de servir os outros, um coração modesto, sóbrio, então a transformação deverá começar no seu coração.

Pois modéstia é humildade expressa na maneira de se vestir.

Leia a #1ª Parte#3ª Parte

_______________________________________________________________________________________________________

Extraído do capítulo “Deus, Meu Coração e as Roupas” escrito por C. J. Mahaney no livro “Mundanismo, como resistir à sedução de um mundo caído”, © 2010. O livro estará disponível pela Editora Tempo de Colheita em Dezembro. Usado com permissão da Editora Tempo de Colheita, Niterói – RJ. www.tempodecolheita.com.br

Anúncios

Posted on 08/08/2011, in Séries. Bookmark the permalink. 2 comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: